CONHEÇA SÃO LOURENÇO




A cidade começou quando fontes de águas gasosas foram descobertas na propriedade de João Francisco Viana. As águas ganharam fama na região especialmente quando os que estavam enfermos começaram a utilizá-las e atribuíam sua cura a essas águas. As notícias sobre as águas milagrosas chegaram na cidade de Campanha.  Lá  o Comendador Bernardo Saturnino da Veiga  vislumbrando o futuro incumbiu seu sobrinho a estudar a possibilidade de industrializar essas águas. Depois comprou as terras onde se localizavam as fontes criando a Cia das Águas Minerais de São Lourenço. Foi contratado o e engenheiro  Alfredo Capelache  Gusberti para iniciar as obras de aterro e traçar  as ruas e avenidas. Realizou-se o saneamento, o desvio do Ribeirão Palmela (hoje Ribeirão São Lourenço), começou a captação das fontes e construção dos primeiros prédios. Quinhentos operários foram contra todos para derrubar as matas e fazer os aterros. Foi construído o primeiro Hotel,  armazéns e escritórios. Logo começou a construção da primeira Igreja, a Ermida. Surgiram as primeiras casas comerciais, outros hotéis e residências. Os veranistas ( como eram chamados  os turistas que vinham em busca da cura através das águas) compraram lotes e começou a formação dos primeiros bairros. O desenvolvimento da cidade sempre esteve ligado às águas minerais, desde a primeira Cia fundada em 1890 por Saturnino da Veiga até os nossos dias.


O nome São Lourenço vem do nome do Tenente Coronel Lourenço Xavier da Veiga, pai do Comendador Bernardo Saturnino da Veiga  fundador da nossa cidade. Em 10 de agosto de 1891 dia consagrado a São Lourenço Mártir foi celebrada a primeira missa onde seria construída a primeira Igreja, a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte.


 O transporte acontecia por via férrea. A primeira Estação Ferroviária de São Lourenço foi inaugurada em 14 de junho de 1884. Sendo o trem o único meio de transpor a Serra da Mantiqueira  até São Lourenço. A atual Estação Ferroviária foi inaugurada em 1925, sendo um projeto  de autoria do engenheiro Ismael de Souza. Em estilo inglês,  a Estação deu grande impulso ao desenvolvimento da cidade.


As atividades giravam em torno do Turismo. Veranistas de outros locais, principalmente do Rio de Janeiro  em busca da cura através das águas  medicinais. Faziam um Turismo de cura de 21 dias conforme a prescrição da época. Nesse período  os turistas movimentaram os hotéis  e o comércio auxiliando no desenvolvimento do Município.


A pedra fundamental de construção da Igreja Matriz foi lançada em 17 de março de 1935, sendo convidado para este ato o então Presidente Getúlio Vargas que sempre visitava São Lourenço. O projeto de construção da Igreja Matriz foi feito pelo engenheiro Dr Ismael de Souza, sendo seu estilo neo colonial. Em 2016 o Igreja Matriz recebeu o título concedido pelo Papa de Basílica Menor de São Lourenço Mártir. A principal festa religiosa é a Festa do Padroeiro, chamada Festa de Agosto. Sendo esta Festa um Bem Registrado de nosso Município. A festa começa dia 31 de julho quando a imagem de São Lourenço Mártir vem em procissão da Ermida para  Igreja Matriz,  dando início a novena, missas e orações que vão até o dia 10 de agosto, dia de São Lourenço  é feriado municipal. Celebra-se também a Semana Santa, Festa de São Sebastião  em 20 de janeiro, Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro entre outras.


Em 14 de setembro de 1891, pela Lei Estadual número 02 foi constituído o Distrito de São Lourenço do Rio Verde, pertencente à Comarca de Cristina, sendo posteriormente transferido para a Comarca de Silvestre Ferraz(hoje Carmo de Minas). Pela Lei Estadual  número 843 de 7 de setembro de 1923 São Lourenço foi transferido para a Comarca de Pouso Alto.


 Em 1° de Abril de 1927 pelo Decreto Estadual  número 7562 foi criado o Município de São Lourenço,  sendo este Decreto assinado pelo Presidente de Minas Gerais ( antes o Governador era chamado assim) Dr Antônio Carlos Ribeiro de Andrada. Neste dia ele estava em São Lourenço é o documento foi assinado no Hotel Brasil.


Muitas pessoas fazem parte da História de nossa cidade e foram importantíssimas para seu desenvolvimento. Estes são alguns deles: Comendador Costa,  Presidente Getúlio Vargas,  Dr Antônio Carlos Ribeiro de Andrada,  Comendador Bernardo Saturnino da Veiga,  Coronel José Justino, Sr. João Lage,  Coronel Manoel Dias Ferraz,  Dr. Eurípedes Prazeres, Ramon Fernandez López, Dr Humberto Sanches,  Dr Melo Viana,  Frei Osmar D'irks,  Juscelino Kubitschek  entre outros.


São Lourenço têm vários Patrimônios Tombados e Registrados. Alguns exemplos de Patrimônios  Tombados: Basílica Menor de São Lourenço Mártir,  Praça João Lage, Estação Ferroviária,  Parque das Águas tendo este o Tombamento Estadual, Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte, Escola Melo Viana, Palacete Cardoso, Montanha Sagrada, Aeroporto , Fonte Vichy , Aeroporto Comandante Luiz Carlos de Oliveira. Alguns Bens Registrados: A Festa de Agosto ( Festa do Padroeiro São Lourenço), Folia de Reis (temos cinco em atividade no nosso Município), Coletivos de Corais, coletivo de Artesanato, Capoeira, Peregrinação de Nhá Chica, Grupo de Escoteiros São Francisco de Assis , nossa Orquestra de Violeiros e a Sociedade Musical Antônio de Lorenzo.

.A Economia Criativa,  a Cultura, a Saúde e o  Turismo  são a base da nossa economia atual, sendo São Lourenço uma das mais importantes estâncias hidrominerais do país.


Algumas curiosidades:

 A Montanha Sagrada se localiza nas terras da Fazenda Helena, sendo o ponto mais alto de São Lourenço. Recebeu este nome devido a Sociedade Brasileira de Eubiose, pois foi lá que o fundador da Eubiose, Professor Henrique José de Souza recebeu as diretrizes para sua fundação espiritual.

A Escola Municipal Dr Melo Viana durante a Revolução Constitucionalista de 1932 deixou de ser local de ensino para se transformar em Hospital de Campanha,  atendendo os combatentes.  O médico que chefiava a equipe foi o Dr Eurípedes Prazeres.

Na década de 70 a Ermida do Senhor Bom Jesus do Monte recebeu a primeira Réplica do Santo Sudário de Cristo, que se encontra em Turim na Itália.



Equipe:


Sócios proprietários:


Paula Alves Netto - Mestra em Educação, Especialista em Patrimônio Cultural e Museografia, Especialista em Turismo e Hotelaria, Especialista em Literatura, Cultura e Ensino das Artes. Graduada em Artes, História, Letras, Pedagogia e Teatro. Historiadora, Professora, Artista, Diretora de Arte, Diretora de Teatro, Documentarista, Palestrante. Consultora do patrimônio cultural, Consultora de políticas públicas para cultura, educação e turismo, Escritora, Pesquisadora, Contadora de Histórias, Turismóloga e Terapeuta Ayurveda com formação na Índia, em Rishikesh.


Alexander Ivan de Almeida Oliveira - Mestre em Educação. Especialista em História e Cultura Afro-brasileira, Especialista em Direito Público. Graduado em Direito, Filosofia e Letras.   Advogado, Professor , Pesquisador, Palestrante,  Roteirista,  Escritor, Artista plástico,  Consultor do patrimônio cultural e políticas públicas para a cultura, educação e turismo.


Maria Lucia Silva Alves Netto: Especialista em Culinária contemporânea. Graduada em Direito. Advogada, Pesquisadora, Palestrante, Terapeuta Ayurveda, Escritora, Consultora e produtora cultural.


Prestadores de serviços/ parceiros

Raphael Maia Alves Netto: Especialista em Turismo e Hotelaria. Graduado em Turismo. Escritor, Locutor, professor, produtor cultural.




...





"Nossos territórios são museus a céu aberto. A arte está presente em cada suspiro de vida" Paula Alves Netto